quarta-feira, 9 de abril de 2014

Paraibanos criam e apresentam aos EUA robô que pode ser controlado à distância

batizado de Apuâma, o robô coleta objetos e manda imagens em tempo real de seu percurso usando o sinal da internet





Robô Apuâma
Os alunos de quatro cursos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) se preparam para participar no próximo dia 19, de um campeonato mundial de robótica, onde foram desafiados a criar um robô capaz de ser controlado a longas distâncias. Para isto, os alunos desenvolveram o robô, Apuâma, um startup capaz de coletar objetos reais a partir da internet. De acordo com os criadores, o robô utiliza o sistema operacional Linux e uma placa do menor computador do mundo, o Raspberry Pi.
“Ele pode ser operado de qualquer lugar do mundo, basta você ter internet ou um sinal de celular com a conexão 3G”, explica um dos criadores.
Durante o campeonato, os alunos deverão fazer o robô trafegar por um trajeto montado pela equipe organizadora da competição, nos Estados Unidos, a partir de comandos enviados do Brasil. A etapa acontece na faculdade Estadual da cidade de Oklahoma, a Oklahoma State University, nos Estados Unidos.
No dia 13 de abril, os concorrentes venceram a Competição de Robôs Controlados Remotamente, realizada pelo próprio IFPB, para avaliar a qualidade do desenvolvimento do robô, motivando-lhes a disputar na competição internacional.

Fonte:  http://portalcorreio.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário