quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Rapariga tinha 4kg de cabelo no estômago

Operação removeu mais de quatro quilos de cabelos do estômago de uma rapariga que corria risco de vida.

Por J.F.
Ayperi Alekseeva, de 18 anos, foi internada no hospital de Bishkek, no Quirguistão, depois de vários meses a sofrer de subnutrição e desidratação.
Os médicos decidiram que, para salvar a jovem asiática, esta tinha de ser submetida a uma operação imediatamente. E durante a cirurgia ao estômago, encontraram uma enorme massa composta por cabelos, com peso superior a quatro quilos.
Durante anos, Ayperi comia o próprio cabelo, os fios de cabelo de outras pessoas que encontrava no chão e até pelo de carpetes. Este comportamento provocou lesões no estômago ao ponto de nem conseguir beber água.
O distúrbio de comer o próprio cabelo é chamado de tricofagia, também conhecido como o síndrome de Rapunzel, e está por vezes associado à tricotilomania, o comportamento obsessivo de arrancar cabelos.
E se acha esta história perturbante, fique a saber que a bola de cabelo mal digerida pela jovem asiática não é o caso mais grave. Em 2007, o jornal de Medicina de New England, nos EUA, deu destaque a uma história de uma "grande massa" encontrada no estômago de uma americana, também de 18 anos. Esta pesava 4,5kg e "ocupava quase toda a dimensão do estômago".
TAGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário